quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA DA ESPIGA É JÁ AMANHÃ DIA 13 DE MAIO

Lembram-se que neste dia, todos juntos com a nossa professora ir ao campo fazer os raminhos era uma festa!?

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte. As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga: Espiga – pão; Malmequer – ouro e prata; Papoila – amor e vida; Oliveira – azeite e paz; Videira – vinho e alegria e Alecrim – saúde e força.




Fonte: Wikipédia

domingo, 28 de março de 2010

Uma visita ao recreio da nossa escola com Miguel Xara-Brasil

No passado dia 10 de Março de 2010, o Deputado Municipal Miguel Xara-Brasil visitou a nossa escola, para se inteirar dos problemas que temos vindo a apresentar. Este Senhor tem-nos auxiliado a divulgar as nossas procupações.

Vejam o que aconteçeu durante a sua visita à nossa escola, clicando aqui:

http://umrumo.blogspot.com/2010/03/odivelas-e-educacao-5-por-coincidencia.html

Reunião de Pais - 19 de Março, de 2010

No dia 19 de Março reuniram os pais e encarregados de educação da Escola Barbosa du Bocage, convocados pela APEL (Associação de pais desta escola). Estiveram presentes cerca de 60 pais e encarregados de educação.
Foram convidados a estarem presentes a CMO, a JF da Póvoa Sto Adrião, o Concelho Executivo do Agrupamento Carlos Paredes, a Coordenadora da Escola, o IPPI (IPSS que gere as AEC, ATL e CAF) e o Senhor Deputado Municipal Miguel Xara-Brasil. De todos, estiveram representados o IPPI, a JF na pessoa do seu Presidente e o Senhor Deputado.
Os pais manifestaram grande indignação pela falta de interesse na resolução dos problemas da Escola, que passados seis meses se encontram ainda por resolver. Consideram que a falta de recursos humanos (nomeadamente auxiliares de acção educativa e psicóloga) e a falta de condições de segurança (com vários testemunhos de acidentes de que os filhos foram vítimas), permanecem como os problemas mais graves; referiram-se, ainda, a muitas outras situações já referenciadas, como a inadequação do ginásio/refeitório, falta de estacionamento reservado a transportes escolares, problemas derivados da falta de qualidade da construção, falta de acabamentos exteriores, entre outros.
Decidiram adoptar formas de demonstração das suas preocupações e descontentamento, nomeadamente: abaixo-assinado dirigido às entidades responsáveis, pedido de inspecção da Escola por parte do organismo competente do Ministério de Educação e participação em massa na Assembleia Municipal.
Caros Pais e E.E.,
Algum tempo passou sem actualizarmos o blog. Infelizmente temos poucas novidades, mas para fazermos o ponto da situação aqui deixamos o primeiro jornal da APEL: